Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Os seguros de vida podem ficar por acionar por desconhecimento dos potenciais beneficiários. Sabe proceder para o evitar?
O falecimento de alguém próximo, além do sofrimento, implica a capacidade de lidar com algumas questões burocráticas. Uma delas é confirmar se o falecido tinha um seguro de vida e, em caso neste caso, quem é o beneficiário e como pode reclamar o valor a que tem direito.
O processo é relativamente simples, já que, em princípio, terá apenas de contactar duas entidades. Uma para descobrir se o seguro de vida existe e outra para reclamar o respetivo valor.
Como saber se é beneficiário de um seguro de vida?
Se quer saber se alguém que faleceu era titular de um seguro de vida, deverá contactar a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Esta é a entidade que centraliza os dados sobre este tipo de seguros e que, segundo a Lei deve prestar essa informação aos interessados.
A informação sobre seguros de vida pode ser pedida por qualquer interessado, após a morte do segurado ou do subscritor do seguro, de forma a verificar se é beneficiário. Para obter essa informação deve preencher o formulário Pedido de Informação sobre Seguros de Vida, Acidentes Pessoais e Operações de Capitalização, que está disponível online.
Terá ainda de juntar os seguintes documentos:
-Certidão de óbito ou da declaração de morte presumida do potencial segurado ou subscritor;
-Documentos de identificação civil e fiscal do requerente ou interessado;
-Em caso representante do interessado, um documento comprovativo dessa qualidade;
-Caso o pedido seja efetuado por pessoa coletiva, a certidão do registo comercial.
O formulário pode ser enviado pelo correio postal, ou eletrónico, ou ainda apresentado pessoalmente na ASF.
Os procedimentos podem ser encontrados no seguinte site.