L'épargne ou l'économie d'argent consiste à ne pas dépenser aujourd'hui pour dépenser plus tard. Dans tous les cas, l'argent est fait pour être dépensé, aujourd'hui ou dans 20 ans.
O ideal é começar fazendo entregas mensais, um valor subtraído da sua conta sem fazer desequilíbrios, se possível mensalmente. Não deve ser muito baixo para guardar um valor que é importante para si, mas também um valor que não seja muito alto que se torne desconfortável.
Quelles sont les alternatives ?
- Depósitos à ordem: Indicados para ter um pequeno valor que garante liquidez mensal. Geralmente não são remunerados, ou não recebem juros por eles, ou então é uma taxa e os juros são muito baixos;
- Depósitos a prazo: Indicado para poupanças de curto ou médio prazo, uma vez que as taxas que garantem não são muito elevadas;
- Poupanças e Fundos de Pensões: Indicado para quem pensa a longo prazo. Além da boa rentabilidade, pode-se somar a isso a segurança de uma seguradora. O objetivo da pessoa que adere a isso pode ser sua aposentadoria, sendo vantajosa desde que seja a longo prazo.
- Seguro de Vida: Poupança incluída numa Seguradora. Tem taxas interessantes e é uma boa alternativa de longo prazo;
- Ações, títulos e outras aplicações financeiras: Instrumentos financeiros que requerem maior atenção, ou mesmo um gestor profissional, para não se tornarem más opções de poupança.
A curto/médio prazo deverá privilegiar o tempo e as contas à ordem, mas se pretender poupar por 5 anos ou mais, um seguro de vida ou caixa de poupança será mais vantajoso (a rentabilidade, a tributação e a segurança são superiores).
Qual é a vantagem a longo prazo nas poupanças neste contrato?
- Primeiro, as taxas de juros geralmente obtidas são mais altas do que as obtidas com outros instrumentos de poupança.
Também os impostos sobre as mais-valias que o Estado cobra (retidos pelos bancos ou seguradoras) sempre que são pagos juros, são muito inferiores aos de um depósito à ordem, depósito a prazo, ações ou seguro de vida.
Por outro lado, esses impostos são retirados apenas ao final no momento do resgate e não anualmente, com a vantagem de gerar juros sobre juros (juros compostos).
Les situations prévues par la loi pour les rachats de PPR sont les suivantes :
– Desde que tenham decorrido pelo menos 5 anos desde a data do primeiro parto, se a quantidade de partos efetuados na primeira metade desse período for > 35% do total de partos e desde que a pessoa tenha mais de 60 anos.
– Situações complicadas como desemprego de longa duração, doença grave, morte do segurado.
O site da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões (ex-ISP) tem uma ferramenta que pode consultar e que compara os PPR existentes em Portugal em termos de rentabilidade atribuída, encargos cobrados e empresas. A análise é complexa.
Fale connosco, podemos aconselhá-lo. Na página de contactos escolha Rosa ou Rui, especialistas neste assunto.
Vous avez déjà un PPR mais vous n'en êtes pas satisfait. Que devez-vous faire ?
Caso já possua um PPR e não esteja satisfeito com a Instituição, os encargos que lhe estão a ser aplicados podem ser transferidos para outro PPR que pretenda, com custos reduzidos 0,5% se for um PPR com rentabilidade garantida ou sem penalização se não tiver rentabilidade garantida.
Fale connosco, podemos analisar o seu PPR atual e ver se existe alguma alternativa melhor no mercado para rentabilizar melhor as suas poupanças.